quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Candidiase e suas vertentes



A candidíase vaginal é uma infecção ginecológca provocada pelo fungo Candida albicans, tao comum que cada mulher no mundo manifesta essa infeccao peolo menos uma vez na vida.
Candidiase e provocada por esse fungo e desenvolse um quadro de inflamação na vagina, e essa inflação genital da candidíase e caracterizada pelos sinais e sintomas de vermelhidão local, coceira muito forte e corrimento vaginal.
Mas para alivio ela pode ser tratada facilmente com medicamentos ou tratamentos naturais. E claro que e sempre bom procurar um profissional da area que pode prescrever um medicamento certo para o tratamento da micose. 
Nos, seres humanos, ja possuimos esse fungo no corpo, o que acontece e que se nao tivermos os devidos cuidados ele se prolifera e ataca as areas mais suscetiveis a infeccao, como a area genital feminina a masculina, e a boca, conhecida tambem como a candidiase oral. 
Esse fungo esta presente tambem na nossa flora biologica e no estomago, mantendo-se quieto e indefeso em nosso corpo, mas isso nao representa sinal de doenca, ja que esse fungo e considerado oportunista, porque quando ao primeiro sinal de fraqueza do nosso corpo, ele se manifesta e causa a micose ou infeccao na area onde esta sittuado. A candidiase oral e manifestada porque pelo menos de 50% a 80% das pessoas possuem colonias desse fungo no estomago, e o menor sinal de baixa imunidade e uma brecha para que o fungo se alastre. 
A candidiase vaginal nao e transmissivel porque o corpo humano ja e hospedeiro do fungo citado acima, o que acontece e que, quando o nosso corpo esta com a imunidade baixa o fungo encontra uma forma de driblar essa "fraqueza" e se prolifera causando sintomas como dor, irritacao, vermelhidao, incomodo e uma coceira insuportavel.

A presenca desse fungo na vagina se da na area do perineo, ao mesmo tempo existem colonias no estomago que podem se alojar no anus tambem. Uma das maneiras em que as colonias se proliferam na vagina e quando a mulher faz a sua limpeza de forma errada depois da evacuacao, ou seja, se depois de evacuar a mulher se limpa de tras para frente, ela tras colonias de fungos para a vagina, por isso o cuidado de se limpar de frente para tras, assim nao compromete mais ainda a area da vagina, fazendo com que tenha mais probabilidade ainda de desenvolver uma infeccao de urina.

Geralmente esse fungo pode ser transmitido por via oral no contato com uma pessoa que seja colonizada, como a boca e a regiao gastrointestinal sao as areas mais propensas a colonizacao, a transmissao por sexo anal e oral e mais propicia.

Essa infeccao nao e considerada como uma doenca sexualmente transmissivel pelo fato do fungo ja estar presente na flora da mulher, pois mulheres que praticam o celibato tambem desenvlovem essa doenca, como isso nao significa tambem o numero de parceiros que uma mulher tem ao longo da sua vida.

Os maiores casadores da Candidiase sao:

- Diabetes tipo 1 e tipo 2
- Alteracoes hormonais constantes
- Alto uso de antibioticos
- Contaminacao pelo virus HIV que provoca a baixa imunidade no corpo  

Assim, para evitar que o fungo se prolifere no seu corpo existem alguns fatores que devem ser evitados para que isso nao ocorra.

- Biquini molhado
- Calca apertada
- Absorvente interno
- Ducha vaginal
- DIU
- Diafragma
- Esponja Vaginal

Para os casos mais simples de candidíase vaginal, o tratamento com cremes de aplicação vaginal, entre eles o clotrimazol, nistatina e miconazol. Outra opção é o fluconazol comprimido de 150 mg em dose única. Essas formas de tratamento apresentam taxa de sucesso acima de 90%, mas o tratamento por via oral e o mais utilizado hoje em dia. 
O cuidado frequente e sempre inportante para se ter uma vida saudavel e sem irritacoes ou incomodo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário